Principais causas das enchentes e suas consequências
A intervenção humana é responsável pela principal causa da ocorrência de enchentes nas cidades, provocando doenças e deixando pessoas desabrigadas
As enchentes sejam consideradas fenômenos naturais existem interferências humanas que acabam aumentando as chances para que ocorra cheias, entre as principais causas destacam-se:
• Agressões à natureza: A interferência do homem por meio de ações como desmatamento, eliminação de vegetação e urbanização, são algumas das atividades que podem aumentar as chances de enchente, visto que a natureza segue um ciclo que quando alterado pode trazer diversos prejuízos para a área.
• Habitação Imprópria: Muitas regiões são habitadas sem planejamento e licitações e quando ocorre em áreas com rios aumenta o risco de enchentes.
• Falta de consciência ambiental: A população ainda descarta lixo em locais errados, que acabam sendo arrastado pelas chuvas. O governo por sua vez, ainda não conseguiu regularizar a coleta de lixo em muitos municípios, o que agrava o problema.
Perde-se muito com enchentes que invadem a área urbana, uma vez que pessoas, empresas, animais e a própria natureza, sofrem com resultados que alteram não só a economia do país, mas também a saúde pública. Entre as principais consequências das enchentes destacam-se:
• Ameaça à saúde pública: A água proveniente de enchentes é contaminada e o contato com ela pode transmitir doenças diversas. Muitos casos de mortes por afogamento também são registrados.
• Contaminação: Com a invasão da água da enchente nas casas, os alimentos que entram em contato com a água contaminada ficam inadequados para o consumo.
• Prejuízos Financeiros: Muitas casas são derrubadas ou interditadas, perdem-se móveis, alimentos, objetos e a atividade econômica é prejudicada.
É inegável que podemos ajudar no combate às enchentes com costumes simples, mas importantes. Jogar o lixo nos locais corretos, reciclar, respeitar os limites da natureza, verificar as licenças de sua moradia, cobrar as autoridades quanto às obrigações que cabem a elas e porque não compartilhar estes conselhos com todos, afinal os prejuízos de algumas atitudes afeta toda a população.
É um tema muito importante a ser seguido e orientado aos alunos e jovens para que possam incentivar a sociedade a fazer o descarte correto do lixo entre outras atitudes como a conscientização dos pais dos alunos, etc.
ResponderExcluir